Verificação de Dados Técnicos Protheus

Verificação de Dados Técnicos Protheus

No post de hoje, vamos demonstrar algumas possibilidades de verificar algumas informações técnicas do Protheus, como LIB, Release, versão de Build, tipo de arquivo dos Local Files, qual é o tipo do servidor de licenças utilizado, banco de dados, data do fonte no RPO, etc.

Essas informações são muitos úteis quando abrirmos chamados, quando iremos realizar atualizações e migrações de Release, atualizações de Build, de Dicionário e outras operações técnicas.

A primeira forma que iremos demonstrar como verificar tais informações, é através do seguinte procedimento:

Entre em qualquer módulo do Protheus, navegue até o seguinte caminho:

Ajuda -> Sobre…

Ajuda - Sobre - Smart SigaImagem 01 – Ajuda -> Sobre – Smart Siga

Após navegar até a opção “Sobre”, a seguinte tela será exibida:

Sobre Protheus - Smart SigaImagem 02 – Sobre Protheus – Smart Siga

Na opção “Sobre”, como podemos verificar na imagem acima, são exibidas poucas informações técnicas referentes ao Protheus.

A segunda forma de verificar as informações citadas acima, é acessando qualquer rotina de qualquer módulo do Protheus, e pressionar a seguinte sequência de teclas:

Shift + F6

Após ser aberta a tela referente as formas de atendimento de suporte do Protheus, clique no botão “Avançar”. Será exibida a seguinte tela:

Help Desk - Smart SigaImagem 03 – Tela Help Desk – Smart Siga

Como podemos verificar, a tela acima, tem muito mais informações que a tela apresentada na opção “Sobre”. Além do que, com tal procedimento, também é possível verificar a data da rotina (fonte), o qual estamos posicionados no momento.

A terceira forma de apresentar a tela de informações técnicas, é realizando o seguinte procedimento:

Abra o SmartClient, no “Programa Inicial”, digite:

Programa Inicial - MYRELEASE - Smart SigaImagem 04 – Programa Inicial – MYRELEASE – Smart Siga

Após executar o procedimento acima, clique no botão “OK”.

Será aberta a tela de “Suporte/Help-Desk”, conforme imagem abaixo:

Suporte - Help-Desk - Smart SigaImagem 05 – Suporte – Help-Desk – Smart Siga

Para que possamos verificar a versão do release do SmartClient, execute o seguinte procedimento; No atalho do SmartClient, na opção “Destino”, basta colocar a instrução “-T”, conforme imagem abaixo:

Atalho SmartClient - Smart SigaImagem 06 – Atalho SmartClient – Smart Siga

Após fazer tal procedimento e executar o SmartClient, a seguinte tela será aberta:

Build SmartClient - Smart SigaImagem 07 – Build SmartClient – Smart Siga

Como podemos constatar, existem várias formas de verificarmos as informações técnicas do Protheus.

Cabe ao analista, utilizar qualquer um dos procedimentos descritos acima, no momento que achar mais conveniente.

Esperamos que, com essas dicas “simples”, os nossos amigos analistas, aumentem seus conhecimentos.

Caso ainda não tenham se inscrito no Canal Smart Siga, ou em nossas mídias sociais, ou em nosso GitHub, aproveitem para se cadastrar agora, pois assim, vocês recebem em primeira mão, todas as novidades do nosso site.

Aproveitem também, para ingressar em nosso Canal do Smart Siga no Telegram. Para tanto acessem: https://t.me/smartsiga.

Até a próxima!!!

Smart Siga - TI Inteligente

 

 

Compartilhe:
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um Analista VIP!!!

Recebe em primeira mão as novidades do Canal Smart Siga, além de conteúdos exclusivos.