Como Utilizar o Protheus via Browser – SmartClient HTML

Como Utilizar o Protheus via Browser – SmartClient HTML

Hoje nós do Canal Smart Siga, iremos demonstrar as configurações necessárias para utilizar o Protheus (SmartClient) via Browser (Navegador).

A muitos anos, a ToTvs vem realizando inovações para que fosse possível utilizar o Protheus via navegador.

Nos primórdios, existia um SmartClient chamado SmartClient Activex, o qual só funcionava no famigerado Internet Explorer (IE).

Esse SmartClient, como próprio nome diz, era executado através de um Activex do IE. Activex eram complementos (Add-Ons), nos quais eram possíveis desenvolver novas funcionalidades para o IE.

O uso do SmartClient via Activex do IE, trazia uma boa experiência de uso, apesar de que, com o passar dos anos, a Microsoft, criadora e mantenedora do IE, começou a exigir cada vez mais que os controles Activex seguissem alguns procedimentos e normas, para aumentar a segurança do usuário, já que, os Activex tinham acesso irrestrito ao Hardware e Sistema Operacional do computador, e tipo de acesso, deixa uma grande brecha de segurança.

Nesse meio tempo, outros navegadores como o Firefox e o Chrome, começaram a ganhar força entre os usuários, deixando o IE cada vez mais na rabeira, porém o SmartClient continuava a utilizar o Activex, e com isso, o Protheus continuo sendo executado exclusivamente no IE.

Com o passar do tempo, IE se tornou um navegador “pesado”, cheio de problemas, e que alguns computadores tinham dificuldade em executar o mesmo. Devido a esses problemas, o IE travava muito e o SmartClient Activex começou a deixar de ser uma boa ideia de uso, já que, o IE fecha repentinamente fazendo o usuário perder usa operação.

Alguns anos depois, a ToTvs lançou o SmartClient HTML, o qual funcionava em qualquer navegador, porém em seu backend, era necessário instalar um Servidor Web Tomcat (caso queira conhecer mais sobre o Tomcat clique aqui), além do Runtime do Java (caso queira conhecer mais sobre Runtime do Java clique aqui).

Infelizmente a experiência de uso do SmartClient HTML via Tomcat, também não era das melhores, pois havia muita instabilidade no uso, devido a perda de conexão entre o SmartClient e o AppServer.

Pois bem, a partir da build 131227A, a ToTvs facilitou e muito, a configuração para uso do SmartClient HTML.

Através de uma tecnologia chamada WebApp, a qual responde nativamente para o servidor Web do AppServer, utilizando-se apenas de um arquivo DLL (no Windows) ou de um arquivo SO (no Linux), e fazendo uma simples configuração no INI do AppServer, já é possível utilizar o SmartClient HTML em qualquer Browser do mercado.

Para fazer a configuração, basta executar os seguintes procedimentos:

  • Se o AppServer estiver sendo executado no Windows, copie a DLL webapp.dll, para a pasta do AppServer;
  • Se o AppServer estiver sendo executado no Linux, copie a SO webapp.so, para a pasta do AppServer.

Tanto a DLL como arquivo SO do SmartClient HTML, podem ser baixados diretamente da seção Downloads, do Portal de Cliente da ToTvs.

Após copiar os arquivos citados acima, na pasta AppServer, conforme o Sistema Operacional, basta realizar a seguinte configuração no AppServer.ini:

[WEBAPP]
Port=8080

Isso mesmo, no AppServer.ini a única configuração necessária para usar o SmartClient HTML, é a chave WEBAPP, na qual é informada a porta (port) de acesso do mesmo.

O IP de acesso utilizado, é o mesmo do AppServer.

Existem outras chaves passiveis de configuração para a chave WEBAPP, além da porta de acesso.

Para verificar todas as configurações possíveis do SmartClient, além das funções AdvPL que não funcionam no mesmo, basta verificar diretamente no TDN a documentação disponibilizada em “Referências”, no final do post.

Após copiar a DLL ou SO, e configurar o AppServer.ini, basta abrir o navegador de sua preferência, e digitar o IP e Porta (IP:Porta). Após realizar tal procedimento, a seguinte tela será aberta:

Página Inicial SmartClient HTML - Smart Siga
Imagem 01 – Página Inicial SmartClient HTML – Smart Siga

Após setar o Programa Inicial e o Ambiente do Servidor, basta clicar no botão “OK”. Será carregada a tela inicial de login do Protheus, conforme imagem abaixo:

Tela de Login SmartClient HTML - Smart Siga
Imagem 02 – Tela de Login SmartClient HTML – Smart Siga

Digite o Usuário e Senha, e clique no botão “OK”. Será aberta para selecionar a Data base, o Grupo e Filial da Empresa e Ambiente (Módulo), o qual deseja acessar:

Tela de Acesso SmartClient HTML - Smart Siga
Imagem 03 – Tela de Acesso SmartClient HTML – Smart Siga

Após setar os dados citados acima clique no botão “Entrar”. Será aberta a tela abaixo:


Imagem 04 – SmartClient HTML – Smart Siga

Agora basta utilizar normalmente o SmartClient HTML.

Caso ainda não tenham se inscrito no Canal Smart Siga, ou em nossas mídias sociais, ou em nosso GitHub, aproveitem para se cadastrar agora, pois assim, vocês recebem em primeira mão, todas as novidades do nosso site.

Aproveitem também, para ingressar em nosso Canal do Smart Siga no Telegram. Assim vocês receberam em primeira mão nossos posts. Para tanto acessem: https://t.me/smartsiga.

Smart Siga - TI Inteligente

 

Referências:
TDN – SmartClient HTML
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  

10 thoughts on “Como Utilizar o Protheus via Browser – SmartClient HTML

    1. Boa Tarde Artur,

      Obrigado por nos acompanhar.

      Que bom que você gostou do post, espero que o mesmo seja útil pra você.

      Abs,

      Smart Siga
      TI Inteligente

  1. Legal Cristian semana passada estava testando o HTML e não consegui imprimir nenhum tipo de documento ou relatório, teria alguma configuração a mais para fazer ?

  2. Olá o link de referência está abrindo outra coisa.

    Além disso tenho uma dúvida: teria como fazer com que o login ou acesso utilizasse algum tipo de segurança com certificado digital no navegador? Para melhorar a segurança se expor o html para a internet. Seria bom para clientes ou vendedores

    Abraços

    1. Bom dia Luiz,

      Obrigado por nos acompanhar e obrigado pelo seu comentário.

      Fizemos a correção do link de referência.

      Obrigado.

      Abs,

      Smart Siga
      TI Inteligente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um Analista VIP!!!

Recebe em primeira mão as novidades do Canal Smart Siga, além de conteúdos exclusivos.