Alteração de Tamanho de Campos – Protheus

Alteração de Tamanho de Campos – Protheus

Algumas vezes, precisamos alterar o tamanho dos campos no Protheus.

Tal alteração, pode ser muito trabalhosa e problemática, já que, dependendo dos campos que tiverem seus tamanhos alterados, pode impactar em várias rotinas do Protheus.

Esse impacto pode ocorrer, devido aos mesmo serem campos “chave” em várias tabelas do Protheus, em caso de campos do tipo caractere, e devem ser do mesmo tamanho, quando for do tipo numérico.

Portanto, se alterar um campo que existe em mais de uma tabela, seja do tipo caractere seja do tipo numérico, os mesmos deverão ter seus tamanhos alterados em todas as tabelas do Protheus.

Tal tarefa é árdua, já que, é praticamente impossível saber em quais tabelas tais campos “se repetem”.

Pensando nisso, a ToTvs, criou basicamente duas formas de alterar o tamanho dos campos, de uma forma rápida, prática e eficaz. Uma para campos do tipo caractere e uma para os campos do tipo numérico.

A primeira forma, é através do Módulo Configurador (SIGACFG), através da rotina de “Grupo de Campos”. O Dicionário de Dados responsável por tal relacionamento entre os mesmos é o SXG.

Alterando o tamanho do campo via “Grupo de Campos”, o Protheus faz as alterações automaticamente dos mesmos, em todas as tabelas as quais tais campos estejam relacionados.

Tal opção também pode ser usada em também, em campos customizados, basta relacionar o código do “Grupo de Campos”, aos campos desejados.

Para realizar a alteração dos tamanhos dos campos via “Grupo de Campos”, acesse o SIGACFG, através do SmartClient, e em seguida navegue até o seguinte caminho:

Base de Dados -> Dicionário -> Bases de Dados

Após carregar a tela, clique no botão de “mais” (+), na árvore, na opção “Dicionário de Dados” (box vermelho), conforme imagem abaixo:

Dicionário de Dados SIGACFG - Smart SigaImagem 01: Dicionário de Dados SIGACFG – Smart Siga

Após selecionar a opção acima, será aberta a opção de “Grupo de Campos” (box amarelo), conforme imagem abaixo:

Grupo de Campos SIGACFG - Smart SigaImagem 02: Grupo de Campos SIGACFG – Smart Siga

Agora basta localizar o grupo que deseja alterar o tamanho, e clicar no botão editar (box vermelho), localizado na “Barra de Ferramentas”, conforme imagem abaixo:

Grupo de Campos SIGACFG - Smart SigaImagem 03: Grupo de Campos SIGACFG – Smart Siga

Após o procedimento acima, será aberto a tela para alteração, do tamanho do campo, conforme imagem abaixo:

Grupo de Campos SIGACFG - Smart SigaImagem 04: Grupo de Campos SIGACFG – Smart Siga

Na tela acima, basta alterar o tamanho do campo, respeitando sempre o tamanho máximo e o tamanho mínimo do mesmo. É possível também, alterar a Picture do campo, através da opção “Formato”.

Em seguida bastar clicar no botão “Confirmar” (Check Verde), e em seguida, clicar no botão “Atualizar Base de Dados” (Disquete), na tela de “Grupo de Campos”, salvando as alterações, para que os campos sejam alterados.

Lembramos que tais alterações só são possíveis com acesso exclusivo ao Protheus.

Esse primeiro procedimento de alteração do tamanho dos campos via “Grupo de Campos”, só é válido para campos do tipo caractere.

O segundo procedimento para alterar o tamanho dos campos no Protheus, e que, só para campos do tipo numérico, é através de um compatibilizador.

O compatibilizador a ser utilizado é o U_UPDTAMCPO.

Para que tal compatibilizador funcione, necessita primeiramente, aplicar o patch específico de tal compatibilizador.

É necessário também, que seja criada a pasta UPDCPO (em ambientes Linux, criar a pasta com letras minúsculas), no RootPath (Protheus_Data) do Protheus.

Dentro da pasta UPDCPO, é necessário que seja criado os seguintes arquivos:

  • Alteração de Campos de Quantidade: campos_quant.ini
  • Alteração de Campos de Valor Unitário: campos_vunit

Tais arquivos, são utilizados para que seja informado os campos que terão seus tamanhos de decimais alterados.

Diferente da opção de alteração via “Grupo de Campos” que automaticamente o Protheus atualizada todos os campos relacionados a tal grupo, utilizando o compatibilizador U_UPDTAMCPO, é necessário informar quais os campos que deseja alterar.

Para realizar o download de tal patch, basta clicar aqui.

Após realizar o download do patch e aplicar o mesmo no ambiente desejado, criar a pasta UPDCPO no RootPath e preencher os arquivos campos_quant.ini e campos_vunit com os campos desejados, abra o SmartClient, e em “Programa Inicial”, digite U_UPDTAMCPO, conforme imagem abaixo:

Compatibilizador U_UPDTAMCPO - Smart SigaImagem 05: Compatibilizador U_UPDTAMCPO – Smart Siga

Clique no botão “Ok” e a seguinte tela será aberta:

Wizard Compatibilizador U_UPDTAMCPO - Smart SigaImagem 06: Wizard Compatibilizador U_UPDTAMCPO – Smart Siga

Clique no botão “Avançar”, e selecione a(s) Empresa(s), o qual deseja alterar, conforme imagem abaixo:

Empresa Compatibilizador U_UPDTAMCPO - Smart SigaImagem 07: Empresa Compatibilizador U_UPDTAMCPO – Smart Siga

Clique no botão “Avançar”, e selecione o tipo de alteração “Quantidade/Valor Unitário”, e consequentemente o tamanho do Campo, Decimal e Picutre, conforme imagem abaixo:

Definição Campo Compatibilizador U_UPDTAMCPO - Smart SigaImagem 08: Definição Campo Compatibilizador U_UPDTAMCPO – Smart Siga

Clique no botão “Avançar”, será exibida a seguinte tela, informando os procedimentos de Backup recomendado, antes da execução do Compatibilizador U_UPDTAMCPO:

Orientação Backup Compatibilizador U_UPDTAMCPO - Smart SigaImagem 09: Orientação Backup Compatibilizador U_UPDTAMCPO – Smart Siga

Clique no botão “Avançar”, e aguarde a alteração dos campos informados nos arquivos de configuração, conforme imagem abaixo:

Atualização Campos Compatibilizador U_UPDTAMCPO - Smart SigaImagem 10: Atualização Campos Compatibilizador U_UPDTAMCPO – Smart Siga

Aguarde a finalização das alterações dos campos.

Após a finalização do processo de alteração dos campos, será exibida a seguinte tela com o resumo do processamento do Compatibilizador U_UPDTAMCPO, conforme a imagem abaixo:

Resumo Processamento Compatibilizador U_UPDTAMCPO - Smart SigaImagem 11: Resumo Processamento Compatibilizador U_UPDTAMCPO – Smart Siga

O cuidado que devemos ter ao executar alteração do tamanho dos campos tanto via “Grupo de Campos”, como via Compatibilizador U_UPDTAMCPO, é em casos de diminuição do tamanho do campo.

Se fizer a redução do tamanho do campo e/ou decimais, o Protheus irá “truncar” o campo, causando perda de informações.

Com os procedimentos descritos no post, fica muito mais fácil fazer as alterações dos campos do “Dicionário de Dados” (Sx3).

Nós do Canal Smart Siga, esperamos que nossas dicas estejam facilitando o dia a dia dos Analistas Protheus, agregando novos conceito se conhecimentos.

Caso ainda não tenham se inscrito no Canal Smart Siga, ou em nossas mídias sociais, ou em nosso GitHub, aproveitem para se cadastrar agora, pois assim, vocês recebem em primeira mão, todas as novidades do nosso site.

Aproveitem também, para ingressar em nosso Canal do Smart Siga no Telegram. Para tanto acessem: https://t.me/smartsiga.

Smart Siga - TI Inteligente

 

Referências:
TDN – Como aumentar campos de Quantidade, Valor e Custos em Lote
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um Analista VIP!!!

Recebe em primeira mão as novidades do Canal Smart Siga, além de conteúdos exclusivos.