Afinal, o que é o Fluig?

Afinal, o que é o Fluig?

Hoje nós do Canal Smart Siga, vamos falar sobre o Fluig, e tudo que envolve essa plataforma de infinitas possibilidades.

O Fluig é uma plataforma agnóstica da ToTvs, isto é, pode ser integrado a qualquer sistema.

Isso mesmo, o Fluig pode ser integrado desde sistemas legados, até os maiores ERP’s do Brasil e do mundo, como o Protheus e o SAP.

O Fluig teve seu surgimento através de uma evolução natural de produtos já existentes e hoje descontinuados pela ToTvs, como o ToTvs ECM e o By You.

Porém, tal evolução fez com que o Fluig “nascesse” naturalmente, com grandes inovações tecnológicas de execução e desenvolvimento, além de uma reformulação completa de interfaceamento.

O Fluig através de sua flexibilidade, com integrações via WebService (SOAP, REST, etc.), pode-se manter o ERP (ou qualquer sistema utilizado pela empresa) no background, como motor de inteligência dos processos e operações, e utilizar o Fluig como apresentação de interface fluida e funcional para o usuário final, através de navegadores, softwares para desktops ou aplicativos móveis (APP).

O Fluig é composto basicamente pelos seguintes Cards:

 

Smart Siga - Cards FluigImagem 01 – Cards Fluig
  • Identity: Gerenciador e centralizador de identidades;
  • Analytics: BI (Business Intelligence), para criação de relatórios, indicadores, dashboards;
  • ESB: Enterprise Service Bus, é um gerenciador de integrações para os mais diversos formatos de arquivos e tipos de WebServices com monitor de integrações;
  • LMS: O Learning Management System, é para realizar o gerenciamento de aprendizado e gamificação para empresa e instituições de ensino;
  • Social: Rede social para comunicação entre a empresa e seus colaboradores;
  • WCM: O card Web Content Management, é para criação de portais corporativos;
  • ECM: Enterprise Content Management, faz todo gerenciamento digital dos documentos da corporação;
  • BPM: No card de Business Process Management, podemos criar os fluxos e formulários para os processos corporativos;

A grande vantagem ao adquirir o Fluig, é que que todos os cards estão englobados no software. Para conhecer melhor cada card, basta clicar em seu nome.

Não é necessário comprar separadamente cada card. Mesmo que a empresa não use em um primeiro momento determinado card, o mesmo estará disponível para uso a qualquer momento, bastando fazer as devidas configurações.

A ideia do Fluig, é centralizar e unificar os processos, pessoas e gerenciamento de identidades (logins), em uma única plataforma.

Com Fluig também é possível otimizar o tempo dos colaboradores na empresa. Por exemplo, as vezes precisamos entrar em várias telas e realizar vários passos em nosso ERP’s para execução de uma tarefa.

Podemos trazer todos esses “passos” para o Fluig, construindo um formulário com uma interface mais intuitiva, e com todo o procedimento necessário disponibilizado em apenas uma tela.

Até a data de publicação desse post, a versão mais atual do Fluig é 1.6.3, mas conhecida como Snowflake.

Tal versão foi batizada com esse nome, devida a mesma ser mais “leve” e rápida nos carregamentos de página, do que na versão anterior, a 1.6.2.

Caso queiram saber mais sobre a versão Snowflake, conhecendo suas principais funcionalidades e inovações, clique aqui.

O Fluig Server, é multiplataforma e pode ser instalado tanto no Windows, como no Linux, com Banco de Dados Microsoft SQL Server, MySQL oi Oracle.

Por ser uma plataforma parruda e que necessita de um bom processamento, é sempre bom ter o mesmo instalado em servidores com as requisições de hardwares especificados pela ToTvs.

Além dos cards citados acima, o Fluig ainda conta com os seguintes aplicativos:

  • Fluig Mobile: Com o aplicativo mobile do Fluig, é possível interagir em processos, postar e acompanhar as comunidades (Social), acessar e publicar arquivos (ECM), entre outras atividades;
  • Fluig Messaging: Comunicador instantâneo do Fluig. Com o Messaging é possível realizar reuniões virtuais compartilhando arquivos, acessar conteúdo disponibilizado anteriormente, criações sessões de aprendizado, etc.;
  • Fluig Connect: Com ele é possível acessar documentos do ECM, receber notificações do BPM e acompanhar conversas do Messaging através do seu computador;
  • Fluig Approval: O Approval foi especialmente desenvolvido para processos (BPM) que requerem aprovação;
  • Fluig Boards: Aplicativo utilizado e para realizações de reuniões para comitês e conselhos de empresa.
APP's Fluig - Smart SigaImagem 02: APP’s Fluig

Alguns dos aplicativos são tanto para SmartPhones, como para desktops. Já outros APP’s são apenas para desktops ou apenas para SmartPhones.

Nessa gama de APP’s e serviços, alguns tem que ser adquiridos a parte do licenciamento “padrão” do Fluig,

Para conhecer melhor os APP’s e seus serviços oferecidos, basta clicar no respectivo nome, para ser direcionado para o link oficial dos produtos.

Como vocês poderão perceber, o Fluig oferece um mundo de ferramentas corporativas. Para quem está ingressando agora nesse mundo, pode se sentir “perdido” e não saber por onde começar a aprender.

Pensando nisso, a ToTvs criou a Fluig Academy. A Fluig Academy é uma portal Web destinado ao aprendizado (EAD) do Fluig, e seus cards.

Muitos dos cursos são grátis, com isso, o analista pode entrar nesse vasto mundo do Fluig, e iniciar o aprendizado da ferramenta.

Um curso em especial que nós do Smart Siga indicamos para quem nunca teve nenhum contato com o Fluig, é o Fluig Express.

Nesse EAD, o analisa em apenas 15 minutos, terá uma visão geral das funcionalidades dos cards do Fluig. Esse curso é grátis, e para realizar o mesmo, basta clicar aqui.

Ainda dentro do ecossistema Fluig, temos a Fluig Store, onde podemos comprar e até vender componentes para o Fluig, além do Fluig Fórum, onde podemos ajudar e tirar nossas dúvidas sobre a plataforma.

Ecossitema Fluig - Smart SigaImagem 03: Ecossistema Fluig

Caso vocês queiram instalar o Fluig em seus computadores, nós do canal Smart Siga, tempos atrás disponibilizamos um post ensinando a instalar o Fluig no Windows em base de demonstração. Para conferir o mesmo na integra, basta clicar aqui.

Esperamos que com esse post, as dúvidas que nossos amigos analista ainda tinham sobre o Fluig, tenham sido sanadas.

Caso ainda não tenham se inscrito no Canal Smart Siga, ou em nossas mídias sociais, ou em nosso GitHub, aproveitem para se cadastrar agora, pois assim, vocês recebem em primeira mão, todas as novidades do nosso site.

Aproveitem também, para ingressar em nosso Canal do Smart Siga no Telegram. Para tanto acessem: https://t.me/smartsiga.

Até a próxima!!!

Smart Siga - TI Inteligente

Compartilhe:
  •  
  •  
  •  

6 thoughts on “Afinal, o que é o Fluig?

    1. Bom dia Erick tudo bem?

      Primeiramente obrigado por acompanhar o Smart Siga.

      O Fluig é um “misto” de tecnologias.

      No seu backend, utiliza-se Apache, Java e outras tecnologias.

      Já no frontend, utiliza-se HTML, JavaScript, CSS, etc.

      Ainda no frontend, pode-se utilizar o Fluig Style Guide, e frameworks como Bootstrap, bibliotecas como o jQuery, etc.

      Se tiver mais alguma dúvida, não exite em nos contatar.

      Abs,

      Cristian Regazzo
      Smart Siga
      TI Inteligente

  1. Muito boa explicação sobre o Fluig. Saberia me dizer se o frontend do Protheus em breve será substituído pelo Fluig? Hoje, há mercado aquecido para o Fluig? Em média, quanto ganha um Analista Fluig? Não sei se você vai saber me responder essas questões, mas não custa perguntar. Obrigado e parabéns pelo post.

    1. Bom dia Julio,

      Obrigado pelo seu comentário e obrigado por nos acompanhar.

      Acho que dificilmente o Fluig irá substituir a interface do Protheus, por ser muito dificil substituir os gatilhos, PE, acesso de campo e rotinas que hoje existe no Protheus.

      Em relação ao mercado e valor de salário, existe muitas empresas utilizando Fluig, porém não posso precisar se existem vagas disponíveis para o mesmo, e quanto essas empresas estão pagando para Analista Fluig.

      Abs,

      Cristian Regazzo
      Smart Siga
      TI Inteligente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um Analista VIP!!!

Recebe em primeira mão as novidades do Canal Smart Siga, além de conteúdos exclusivos.